terça-feira, 5 de abril de 2011

As Tempestades da Vida


"As tempestades vão e vem, mas a paz de Cristo tu tens ♪" (Música cristã para crianças)

Viver neste mundo não é uma tarefa simples. A cada dia lutamos para conseguir viver uma vida sem tantos problemas. Os problemas sempre existiram na história. Desde que a humanidade caiu na desgraça de ser apresentada e ceder ao pecado, carregamos a partir deste dia um enorme fardo que nos traz os mais diversos tipos te sofrimentos e aflições. Alguns sofrem menos, outros sofrem mais, uns sofrem muito em um curto espaço de tempo... Enfim, mesmo que de maneiras diferentes no fim é sofrimento do mesmo jeito.

Sofrendo muito ou pouco, todo mundo tem aquela fase em que tudo dá errado, em que os problemas são sempre maiores e resolvem vir todos juntos. Alguns pessimistas chamam isso também popularmente de "Lei de Murphy", cuja teoria é: "Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível". Já quem conhece a Deus e sabe que Ele tem o melhor para nossas vidas, deve ver essa fase como algo passageiro como uma tempestade. Assim como as nuvens passam trazendo grandes turbulências, esses momentos são passageiros. No fim deles devemos sair mais fortalecidos e gratos a Deus por ver o Sol brilhando mais reluzente do que antes víamos.

Mas por qual motivo Deus nos permite passar por essas tempestades? A Bíblia nos relata três tempestades bem conhecidas por nós:
  1. Deus manda uma tempestade quando Jonas descumpre uma ordenança (Jn 1:1-4)
  2. Jesus passa por uma tempestade com seus discípulos (Mc 4:35-41)
  3. Deus manda o dilúvio para destruir a Terra (Gn 6)

As tempestades vieram para essas pessoas, por motivos bem diferentes:

1) Correção e disciplina: Jonas desobedeceu uma ordem do Senhor e foi castigado por causa disso. Deus é nosso Pai e, muitas vezes nos faz sofrer para que estejamos atentos a corrigir algo de errado em nossas vidas. Mas Ele nos faz passar por esse sofrimento porque nos ama, como diz na Palavra: "pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12:6-8). "Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:12). Que possamos ser maduros o suficiente para reconhecer os nossos erros a fim de que a tempestade logo cesse.

2) Prova de confiança: Os discípulos estavam ao lado de Jesus em todos os momentos, até mesmo na hora da tempestade, mas mesmo assim ficaram com medo. Muitas vezes, mesmo dizendo ter fé, esquecemos de ter total confiança em Deus nos momentos difíceis. Cristo quis provar a fé dos seus discípulos dizendo: "Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?" (Marcos 4:40). Então, quando vier a tempestade sobre nós, passemos por ela aprovados por nosso Pai e com uma fé ainda mais firmada nEle.

3) Restauração de uma situação: A humanidade estava totalmente perdida e só fazia coisas que desagradavam a Deus. A situação era tão séria que o texto diz que Deus por um momento se arrependeu de ter criado a nossa espécie (Gênesis 6:6). Mas ao ver retidão em Nóe, poupou Deus a ele e a sua família e resolveu dar uma nova chance para a humanidade. Fez uma "faxina" na Terra, retirando todas as coisas imundas e erradas para  fazer um algo novo e melhor. Quem sabe Deus não está fazendo isso agora na sua vida: fazendo você passar por um momento difícil para te dar algo infinitamente novo e melhor!!!

Seja qual for o motivo das nossas tempestades, devemos pedir a Deus que nos dê força para passar por ela e sermos pessoas mais fortes. Assim como disse o apóstolo Paulo, "e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:3-5)


A paz do Senhor Deus para todos
e que Ele nos abençoe a cada dia.