Vinha gostando do Flamengo desde o início do ano na pré-temporada. Tirando o desastre de quase perder pro Londrina, os outros jogos vi que esse ano finalmente vamos parar de depender somente do apoio dos laterais (principalmente do Léo Moura) para mandar cruzamento na área toda hora.
Chegaram em 2011 bons jogadores do meio pra frente. Vander, Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho elevaram bastante a qualidade do meio campo ofensivo. Juntamente com Renato, Marquinhos, Fierro e Negueba, darão a Luxemburgo um bom leque de opções para municiar nossos atacantes Deivid, Diego Maurício e o recém-chegado Wanderley.
Mas uma coisa me preocupou. O jogo de ontem contra o Nova Iguaçú confirmou que esse ano o Flamengo terá um sistema de jogo bem semelhante ao do Real Madrid e da seleção holandesa. O esquema é o 4-2-3-1, que tem sido uma tendência no futebol moderno. A particularidade desses times está no posicionamento dos três meias ofensivos: um destro aberto na esquerda, um canhoto aberto na direita e um jogador mais livre para "flutuar" pelo centro e nas pontas.
Sendo mais específico, darei os nomes aos bois:
- na direita: di María (Real Madrid), Robben (Holanda), Thiago Neves (Flamengo)
- na esquerda: Ozil (Real Madrid), Kuyt (Holanda), Vander (Flamengo)
- no centro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Sneijder (Holanda), Ronaldinho (Flamengo)
O Flamengo está aderindo a um esquema que tem se mostrado eficiente em duas grandes equipes no futebol mundial. Isso seria um bom sinal? NÃO!?!?!?!?
Temos no mundo hoje em dia dois times com excelente potencial mas que nunca ganham NADA como a Holanda e o Real? Se for esse novo jeito de jogar nos trouxer os mesmos fracassos, estou começando a ficar desanimado...