
"O problema da internet é que ela não se escreve de lápis - é sempre à caneta. Se você coloca algo na rede, não dá mais pra apagar." (Bilionários por um acaso, A criação do FACEBOOK)
Messenger, Facebook, Orkut, Twitter, Flickr, Fotolog, MySpace, LastFM, Multipy, blogs... E se eu ficar digitando, vou virar a madrugada citando os vários sites em que estamos nos relacionando com diversas pessoas. Dizemos que elas são nossos contatos, seguidores e, incrivelmente, amigos... Sendo que algumas dessas pessoas provavelmente você nunca conheceu. Engraçado né?
Pois bem. A vida nas redes sociais é resumidamente isso: você expõe a sua vida, o que você pensa, o que você faz, o que você é... para todos aqueles que você aceita se relacionar (isso quando você se preocupa em saber com quem você se relaciona, quem está te vigiando).
Aí é que mora o perigo. Muitas vezes escrevemos coisas que não eram pra ser expostas para todos, pelo menos não naquele momento. Ou então coisas que não interessam a ninguém saber. Escrevemos por impulso, sem pensar nas consequências, e assim se vão amizades, namoros, casamentos, aquele emprego que você tanto sonhou... Tudo acaba por uma tweetada, um subnick mal-criado, uma mensagem de status de duplo sentido, uma foto "reveladora".
As redes sociais são úteis, aproximam as pessoas. Mas se mal usadas ou usadas de forma pouco inteligente podem destruir sonhos e sentimentos, às vezes até mesmo antes deles nascerem ou ainda estando eles em formação. Aí eles acabam antes mesmo de começar. Antes mesmo de você tentar fazer alguma coisa pra fazer tudo acontecer. Triste... triste demais!
Então fica o recado: dos seus 896 amigos, você só pode confiar mesmo em 2 ou 3 (se você tiver sorte). Os outros 893 ou 894 não estão nem aí pra você. Então pra que ter o trabalho de expor pra tanta gente se você pode falar diretamente com os poucos que você confia? Vale realmente a pena? Até porque dessas centenas deve ter um que não vai muito com a sua cara, mas que é seu "amigo" porque o Orkut obriga você a chamar essa a pessoa assim...
Então é isso:
"tempo de estar calado, e tempo de falar" (Eclesiastes 3:7)
"O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma." (Provérbios 21:23)